quinta-feira, 24 de maio de 2018

O Kefir



Foi uma amiga minha que me doou o Kefir (Obrigada, Rosa!). Ao princípio não morri de amores pelo iogurte de Kefir, estranhei, mas, agora, sou fã. É o meu pequeno almoço de eleição. E até já me aventurei na confecção de requeijão e de outros acepipes de que vos darei conta brevemente. 
É um probiótico, ou seja, uma colónia de micro-organismos benéficos para a saúde. Entre os seus principais benefícios destaca-se o facto de facilitarem a digestão e a absorção de nutrientes.
É composto por partículas brancas e gelatinosas, chamadas  grãos de Kefir, que contêm bactérias, leveduras, proteínas e açúcares complexos (ou polissacarídeos).
Visualmente, os grãos assemelham-se a uma couve-flor, podendo ter o tamanho equivalente a uma ervilha ou uma noz.
Maiores ou mais pequenos, estes grãos de kefir fermentam em leite animal (como o leite de vaca consumido pela grande maioria das pessoas) ou vegetal (como leite de coco, soja ou arroz, por exemplo), mas também há kefir de água.
Rico em proteínas, vitaminas e minerais, tem propriedades antifúngicas e antibióticas, podendo ser uma ajuda na prevenção de vários problemas de saúde. São muitos os seus benefícios tais como:
  • Ajuda no equilíbrio da flora intestinal e contribui para a absorção de nutrientes;
  • Facilita a digestão;
  • Diminui o colesterol; 
  • Melhora a densidade óssea e combate a osteoporose; 
  • Tem um efeito tranquilizador do sistema nervoso (sendo benéfico para quem sofre de depressão ou distúrbios do sono, por exemplo);
  • Aumenta a resistência a infecções em pessoas saudáveis;
  • Previne problemas de vesícula, fígado ou rins;
  • Pode ser usado como tratamento de problemas dermatológicos como acne, eczemas, psoríase ou alergias, por exemplo;
  • Sintetiza vitaminas do complexo B;
  • Pode ser indicado para pessoas com ligeira intolerância à lactose, visto que as suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose durante o processo de fermentação.




A sua preparação é relativamente simples, ainda que sejam necessários alguns cuidados. 
Deve colocar os grãos de kefir num recipiente de vidro e deitar leite (até encher aproximadamente ¾ do frasco) e tapá-lo com um pano, guardanapo de papel ou gaze e guardar num armário escuro, que não esteja a ser aberto a toda a hora. Depois é deixar à temperatura ambiente e aguardar cerca de 24 horas (no máximo 48 horas) para que a fermentação ocorra. Passado este período só precisa de coar o Kefir num passador de plástico ou de inox (não utilizar artigos de alumínio), colocar em recipientes de vidro (frascos, potes), levar ao frigorífico e consumir. Retirados os grãos, só precisa de os colocar num novo recipiente com leite e retomar o processo inicial. Para uma colher de sopa de Kefir, deve adicionar meio litro de leite.
O kefir poderá ser consumido simples (beber o iogurte de kefir) ou misturar com outros ingredientes, como cereais, mel, açúcar mascavado, frutas, bagas goji, doce... E pode, inclusivamente, utilizá-lo na preparação de sobremesas e bolos. A textura é semelhante à do iogurte, no entanto, o sabor é ligeiramente mais ácido.
Originário da região montanhosa do Cáucaso, presume-se que o kefir tenha começado a ser usado pelos povos desta região há cerca de quatro mil anos. 
Os grãos de kefir – a dita flor de iogurte – são também designados como Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko no Japão, ou Tibetanischer Pilz na Alemanha.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM IOGURTE DE KEFIR E UM IOGURTE NORMAL?

Têm muito em comum, ambos têm um gosto ácido, são originalmente produzidos a partir de produtos lácteos e têm proteínacálcio e vitaminas. O kefir tem maior teor de proteína e cálcio, comparando com um iogurte dito tradicional e, geralmente, a sua consistência é mais líquida. Outra diferença também se prende com o facto de o iogurte de kefir conter maior diversidade de bactérias, tendo maior teor de probióticos e mais benefícios ao nível intestinal.
A temperatura em que ocorre a fermentação também os difere: o kefir fermenta à temperatura ambiente enquanto que o iogurte necessita de temperaturas elevadas.

Se alguém quiser Kefir, é só dizer. O Kefir é doado. 

  



As fotos são da Internet, mas brevemente, publicarei fotos minhas.


Sem comentários: