domingo, 5 de fevereiro de 2017

Facebook - ferramenta de trabalho





Anos e anos de aulas fizeram com que juntasse uma quantidade de análises de poemas/textos, elaboradas por alunos, por ex-alunos que me pedem ajuda para a realização de trabalhos "encomendados" pelos professores actuais. E há também outros alunos que se metem comigo no Facebook, para me pedirem ajuda, por saberem que estou sempre disponível para colaborar. Muitos vêm indicados por ex-alunos: "Desculpe, não me conhece, mas sei que é professora e que costuma ajudar os alunos em trabalhos e análises de textos, através daqui e de email. É que tenho de fazer uma análise do poema... e preciso mesmo de ter boa nota..." 
E logo é marcado um horário para nos encontrarmos na rede social, trocamos e-mails... E começa a troca de correspondência, o vai-e-vem de mensagens, as dicas, as correcções... até se chegar ao produto final. Passados alguns dias, os alunos informam-me da nota obtida e agradecem muito. Recomendam-me a outros colegas e, quando voltam a ter algum trabalho que necessite de alguma revisão, reaparecem...
O Facebook veio aproximar muito umas pessoas e afastar também umas tantas outras... Para mim, é uma óptima ferramenta de trabalho.
A dar volta à papelada que se junta, às pastas que se acumulam no computador primeiro, depois na pen e, finalmente, no disco rígido externo...,  dei com montanhas de trabalhos que tenho vindo a guardar e decidi publicar aqui os melhores. Quem sabe, servirão de inspiração a alguém.

Sem comentários: