quarta-feira, 1 de julho de 2015

TPC para as férias de Verão

TPC para férias proposto por um professor de Filosofia italiano, Cesare Catà



1. Pela manhã, caminha pela praia em total solidão, presta atenção ao reflexo do sol na água, pensa no que mais gostas na vida e sente-te feliz.
2. Tenta usar todos os novos termos aprendidos este ano: quanto mais coisas disseres, mais coisas podes imaginar e quanto mais coisas puderes imaginar, mais livre te sentirás.
3. Lê tudo o que puderes. Mas não porque tens de fazê-lo. Lê porque o Verão inspira sonhos e aventuras e lendo te sentirás como as andorinhas a voar. Lê porque é a melhor forma de rebelião que tens (se quiseres uma sugestão de leitura, pergunta-me).
4. Evita todas as coisas, situações e pessoas que te influenciam negativamente e te fazem sentir vazio: busca as situações desafiadoras e a boa companhia dos amigos que te enriquecem, que te entendem e que te apreciam pelo que és.
5. Se te sentires triste ou com medo, não te preocupes: o Verão, como todas as coisas maravilhosas, coloca a alma em tumulto. Tenta escrever um diário onde traduzas os teus sentimentos em palavras (em Setembro, se te apetecer, leremos juntos).
6. Dança sem vergonha. Na pista de dança ou em casa. O Verão é uma dança e seria tolice não participares dela.
7. Ao menos uma vez, vai assistir ao amanhecer de um novo dia. Permanece em silêncio e respira. Fecha os olhos e sente-te agradecido.
8. Pratica muito desporto.
9. Se encontrares uma pessoa que te encante, diz-lho com toda a sinceridade e graça de que és capaz. Pouco importa se ele/ela vai perceber ou não. Se não perceber, é porque ele/ela não era o teu destino. Do contrário, o Verão 2015 será a grande oportunidade de caminharem juntos (se isso der errado, volta ao passo 8).
10. Sobre as anotações das nossas aulas: para cada autor e cada conceito, questiona-te e reflecte sobre o que despertam em ti.
11. Sê alegre como o sol e indomável como o mar.
12. Não digas palavras rudes e sê sempre educado e amável.
13. Assiste a filmes com diálogos pungentes (preferencialmente em inglês) para melhorares as tuas habilidades linguísticas e a tua capacidade de sonhar. Não deixes que o filme termine com os créditos: revive-o todo o Verão.
14. Nos dias ensolarados ou nas noites quentes, sonha como pode e deve ser a tua vida. Enquanto  o Verão dura, reúne toda a força de que necessitas para  perseguires os teus sonhos.
15. Sê bom.

Sem comentários: