quinta-feira, 23 de julho de 2015

A mini laranjinha


PHYSALIS (FISALIS)

Há quem lhe chame a pequena laranjinha! A minha filhota achava isso mesmo, que era uma pequena laranjinha com uma capa que a protegia do frio do Oeste!
É só uma entre tantas frutas exóticas e faz um bem enorme à nossa saúde. A physalis (ou fisalis) é um bonito e delicado frutinho que, apesar de pequenino, traz muitos benefícios à saúde, auxiliando até nos processos de emagrecimento, por ser rico em água, vitaminas, fibras e minerais.
Originária do Amazonas, a physalis possui um sabor doce, levemente ácido e possui poucas calorias,  100 gramas contêm apenas 50 calorias. A fruta é pequena, alaranjada e está protegida por uma cápsula.
A physalis é rica em vitaminas A, C, fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides. Devido às suas propriedades, a physalis purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir o colesterol. A fruta possui elevado poder antioxidante, evitando a formação de radicais livres no organismo, protegendo-o de doenças.

Por ser rica em fibras, a physalis ajuda a regular o funcionamento do intestino e a diminuir o apetite, dando a sensação de saciedade, auxiliando, assim, no processo de emagrecimento.
Os benefícios trazidos pelas suas propriedades não param por aqui: além de nutritiva, a physalis tem poder terapêutico, devido à presença de uma substância denominada fisalina, que actua como anti-inflamatório.
Este pequeno mas grande fruto pode ser consumido natural (basta colocar as folhas que o protegem para trás e mordê-lo), assim como também pode ser utilizado na preparação de geleias, doces, sorvetes e molhos para saladas.


Doce de physalis
  • 1 kg de Physalis
  • 900 g de açúcar

 
Lave as physalis. Pese-as, coloque-as dentro de um tacho largo e junte-lhes o açúcar.  Leve a cozer em lume brando.
Quando o preparado estiver a ferver, é necessário ir mexendo de vez em quando para não pegar. 
O doce está pronto quando começar a fazer ponto de estrada.



Experimente barrar tostas com requeijão e, por cima, espalhar um pouco de doce de physalis!

Sem comentários: