sábado, 31 de agosto de 2013

Salada de fruta




A salada de fruta pode ser apresentada de muitas maneiras! Aqui fica uma que faz um "figurão": laranjas, cravinho e frutos à escolha.


A palavra salada


Hoje em dia, quando falamos de misturas, sejam elas quais forem, dizemos que se trata de uma salada, mais!, chegamos mesmo a dizer que é uma salada russa. E de mistura em mistura, de "ingredientes" vários, saem, por vezes, muitas vezes, as coisas mais disparatadas. Vejamos: se numa festa nos cruzámos com pessoas vestidas das mais variadas formas, algumas bem bizarras ou estranhas, outras “produzidas” de mais para o evento, outras ainda como se fossem para a praia, para a pesca ou para o campo, dizemos que a festa era uma “grande salada russa, uma salada para todos os gostos...”; se as ideias de uma pessoa são confusas, os argumentos não convencem ninguém e são, até, por vezes, antagónicos, dizemos, “bem que grande salada vai na tua cabecinha.”; se alguém anda com meio mundo, com este/esta, aquele/aquela, havendo, com certeza, uma certa confusão de sentimentos e não só..., dizemos "que salada!".
Uma salada é, como todos sabem, um prato frio composto de legumes, carne ou peixe..., temperado com sal, vinagre, azeite ou maionese, dependendo do gosto de cada um. O que caracteriza a salada é a mistura de vários ingredientes: legumes cozidos ou crus, frutos secos e frescos, queijo, peixe ou carne, ervas aromáticas, sementes...
A palavra salada deriva de sal, a palavra que deu origem a vocábulos como salada (claro!), saleiro, salgado, salina, salmoura...
Ora bem!, se salada provém de sal, que absurdo é esse de chamarmos "salada de fruta" à mistura de vários frutos, pois se o que adicionamos à dita cuja é açúcar, e não sal? 
A língua evolui, perdem-se palavras, novos vocábulos surgem... 
A palavra salada adquiriu o sentido de “mistura”, tendo-se afastado assim do sentido original.
Este fenómeno aconteceu com muitas palavras. Com o passar do tempo, alguns vocábulos perdem o seu sentido original, ganhando outro(s): salário (outrora pagamento em sal) - palavra derivada de "Sal", que se refere ao pagamento de serviços prestados diariamente, tem origem nas palavras Sal e Diário. Foi criada pelos árabes que utilizavam o sal como moeda de troca. 
Secretária, originalmente, era um lugar para guardar coisas secretas, o tratante era quem tratava, o impostor era quem criava ou cobrava impostos…
A língua é dinâmica, está em constante evolução...


Sem comentários: