segunda-feira, 25 de março de 2013

Os filmes do fim-de-semana






Este  filme é baseado no livro da historiadora Doris Kearns Goodwin e narra os quatro últimos meses de vida de Abraham Lincoln.
Abraham Lincoln (1809-1865) foi o 16.° presidente dos Estados Unidos, de Março de 1861 até à sua morte, tendo sido assassinado em Abril de 1865
O filme fala dos esforços do presidente, em Janeiro de 1865, para fazer passar na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos a 13.ª emenda à Constituição, que iria abolir formalmente a escravatura no país.
Durante o período retratado no filme, vivia-se nos Estados Unidos, a Guerra da Secessão (1861-1865), entre os estados do norte (União)  e os estados do sul (Confederados). Este conflito matou mais de 600 mil pessoas.
O filme ajuda-nos a perceber o funcionamento do congresso americano, as vertentes ideológicas, as disputas políticas entre republicanos e democratas, assim como os interesses ligados à manutenção da escravatura.







O roubo de um HD contendo informações valiosas sobre a identidade de diversos agentes, infiltrados em células terroristas espalhadas pelo planeta, faz com que James Bond (Daniel Craig) parta atrás do ladrão. A perseguição segue pelas ruas de uma cidade na Turquia e acaba em cima de um comboio. Precisando impedir que a peça seja levada, M (Judi Dench) ordena que a agente Eve (Naomi Harris) dispare, mesmo sabendo que o tiro pode atingir Bond. É o que acontece, fazendo com que o agente 007 caia de uma altura incrível. Considerado morto, Bond leva uma vida de "fantasma" até assistir, na TV, ao ataque terrorista sofrido pelo MI6 em Londres. Disposto a mais uma vez defender o seu país, ele regressa à capital inglesa e apresenta-se a M. Logo, descobrem que o responsável pelo roubo e pelo atentado é alguém que conhece muito bem o modo de funcionamento do MI6.

Sem comentários: