sexta-feira, 1 de março de 2013

Auto do Relvas



Adaptação do «Auto da Barca do Inferno», de Gil Vicente, feita por Gonçalo, Carolina e Filipe, alunos de 42 anos (14 cada um) da Escola EB23 Dra. Maria Alice Gouveia, de Coimbra, numa aula de Português, que teve direito a uma publicação na biblioteca digital da escola e que merece ser partilhada:

Vem Miguel Relvas conduzindo aos ziguezagues o seu Mercedes banhado a ouro e sai do carro com o seu diploma na mão. Chegando ao batel infernal, diz:
RELVAS Hou da barca!
DIABO Ó poderoso Doutor Relvas, que forma é essa de conduzir?
RELVAS Tirei a carta de scooter e deram-me equivalência. Esta barca onde vai hora?
DIABO Pera um sítio onde não há contribuintes para roubar!
RELVAS Pois olha, não sei do que falais... Quantas aulas eu ouvi, nom me hão elas de prestar?
DIABO Ha Ha Ha. Oh estudioso sandeu, achas-te digno de um diploma comprado nos chineses ao fim de três aulas?
RELVAS Um senhor de tal marca não há de merecer este diploma?
DIABO Senhores doutores como tu, tenho eu cá muitos.
Miguel Relvas, indignado com a conversa, dirige-se ao batel divinal.

RELVAS Oh meu santo salvador, que barca tão bela, porque nom eu d'ir nela?
ANJO Esta barca pertence ao Céu, nom a irás privatizar!
RELVAS Tanto eu estudei, que nesta barca eu entrarei.
ANJO Tu aqui não entrarás, contribuintes cortaste, dinheiro roubaste e um curso mal tiraste. Relvas, sem alternativa, volta à barca do Diabo.

RELVAS Pois vejo que não tenho alternativa. Nesta barca eu irei...Tanto roubei, tanto cortei, não cuidei que para o inferno fosse.

DIABO Bem-vindo ao teu lar, muitos da tua laia já cá tenho e muitos mais virão. Entra, entra, ó poderoso senhor doutor magistrado Relvas.
Pegarás num remo e remarás com a força e vontade com que roubaste aos que afincadamente trabalharam. 

1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

Gostei muito da tua adaptação.
Beijo, querida amiga Rita.