sábado, 14 de abril de 2012

No meu mundo!


- Professora, reparámos que toma sempre a meio da manhã um chá e come três bolachas.
- Sim, é verdade. Tomo um chá verde e como três ou quatro bolachas Maria.
- A professora é elegantíssima, podia dizer-nos o seu segredo!...
- Ah, obrigada, que alunas e alunos simpáticos que eu tenho! Uns queridos! Mas... eu não tenho segredos, nem truques, faço uma alimentação o mais saudável possível, só isso!
- O seu blogue e o Facebook tem montes de receitas, de doces, de bolos... Como é que a professora não fica um pote a comer tudo aquilo...
- Hum, e tudo tem cá um aspecto!...
- Eu não como tudo aquilo, tenho muitos ajudantes. Eu devo ser quem menos doces come lá em casa e tenho um truque: nunca como doces quando tenho fome. Como apenas como sobremesa, para comer só um bocadinho... Não como bolos para matar a fome. Se comerem doces, quando têm fome, comem mais do que devem e o organismo absorve tudo, tudinho mesmo...
- Então, o que é que a professora come, explique-nos lá.
- Ora bem... Quando me levanto, bebo um copo de água. Visto-me, arranjo-me... e desço para tomar o pequeno-almoço. Nunca devem sair de casa sem tomarem o pequeno-almoço, nada de saltarem refeições.
- Como é a sua alimentação, então?
- Ao pequeno-almoço, bebo uma caneca de leite meio-gordo (não gosto de leite magro!) com duas colheres (de sopa) de cereais, por exemplo, Nestum ou algo similar, junto um pouco de bagas goji e uma colherzinha de sementes de linhaça trituradas. Termino com uma peça de fruta. Muitas vezes, quando não tenho tempo de comer a fruta... Como-a, então, a meio da manhã. Ah, só ponho duas colheres de cereais, porque assim dá para beber (não gosto de papa e, além disso, fica muito doce!).
A meio da manhã, já descobriram: o chá (com meio pacote de açúcar ou nenhum) e as bolachinhas.
Ao almoço, como quase sempre sopa de legumes e, claro, o prato. O prato divide-se em quatro partes: metade do prato com salada ou legumes cozinhados (ou um quarto com salada e outro com vegetais cozidos), o outro quarto com massa ou arroz ou pão ou batata ou leguminosas (hidratos de carbono), o último quarto do prato, corresponderá à carne, ao peixe ou ao ovo (proteínas).
Ao lanche, como uma peça de fruta, duas ou três tostas de sésamo ou três ou quatro bolachas Maria ou meia torrada com pouquíssima manteiga, uma chávena de chá ou um iogurte.
O jantar é como o almoço, mas termino com uma peça de fruta.
À ceia, antes de dormir, bebo um copo de leite ou um chá com duas bolachas Maria.
Como vêem, não faço nada de especial!
- A professora come seis refeições?
- Sim. Todos devemos comer seis refeições, meninos! Pronto, agora vamos para "As despedidas em Belém".
- Oh, não podemos conversar mais um bocadinho?
- Hoje não!




1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

O meu calcanhar de aquiles é o pequeno-almoço.
Beijos.