quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cristalizações - Cesário Verde


Análise

O concretismo da poesia de Cesário Verde pode levar os mais desprevenidos a considerá-la prosaica. Daí, o falar-se tantas vezes do "prosaísmo" dos poemas deste poeta. Aparecem nestes poemas inúmeros termos concretos, vazios, em si, de qualquer conteúdo poético: barracões, quintalórios, ferro, pedras, maços, calçada, barretes, regueiras, japonas, coletes, picaretas, pederneiras e muitos outros. Estes e outros nomes concretos só aparentemente é que tornam prosaicos certos versos de Cesário Verde. Assim, barracões e quintalórios são termos concretos, mas eles funcionam como pontes para o mundo da fantasia, que conduz o poeta à recordação do campo; ferro, pedra, maços são objectos demasiadamente duros para o doce lirismo, mas eles funcionam como símbolo do trabalho duro dos pedreiros. Isto é suficiente para nos levar à compreensão de que o poeta visiona a realidade nua e crua (daí o concretismo), mas visioná-la é vê-la à sua maneira, é elevá-la ao campo da fantasia, é criar relações mentais entre essas realidades. A associação é uma das operações mentais mais importantes da poesia moderna e é nela que reside o maior fascínio dos poemas de Cesário Verde.
Assim, as árvores despidas (sétima estrofe) são imediatamente transformadas numa esquadra fundeada, sem movimento, sem vida, tal como as árvores no Inverno. É o jogo do real e do irreal, que a imaginação manobra, para prazer do poeta e dos leitores.
Tudo começa nos sentidos, há uma convergência de todos os sentidos para captar, sentir a realidade à medida do poeta, e transferi-la, depois para o domínio da imaginação: "Lavo, refresco, limpo os meus sentidos. / E tangem-me, excitados, sacudidos, / o tacto, a vista, o ouvido, o olfacto!"
No verso "Homens de carga! Assim as bestas vão curvadas", o poeta visionou os trabalhadores desumanamente carregados e logo a sua imaginação operou a associação com bestas de carga. Daí, a expressão homens de carga (em lugar de destaque, no começo do verso).
Passamos então à estrofe catorze. Agora não estamos no espaço real, mas no espaço psicológico do poeta. Este começa por lançar uma espécie de grito de revolta: "Povo!". Depois elevando-se imediatamente da realidade do "pano cru rasgado das camisas" dos trabalhadores, com "listrões de vinho", entra no campo da fantasia e imagina uma bandeira-estandarte daquelas vidas sofredoras. E, da realidade dos suspensórios, imagina também uma cruz nas costas dos pedreiros. De notar o poder associativo, a passagem automática da realidade à imaginação: camisas rasgadas -> bandeira, vinho -> sacrifício (sangue), suspensórios -> cruz.
Há nesta estrofe, um certo tom de revolta, expresso até num certo tom declamatório, à maneira romântica.
Veja-se ainda o poder associativo da expressão "toda abafada num casaco à russa", caracterizante do luxo burguês da actriz.
Passamos a analisar o poder sugestivo do uso do verbo, adjectivo e advérbio expressivos. Também esta expressividade provém de processos associativos (sentidos conotativos), tão do agrado do poeta. Verbos expressivos: "Vibra uma imensa claridade"; tangem-me, excitados, sacudidos, o tacto, a vista..." (note-se a expressividade do pronome me); "um perfil direito que se aguça"; "desemboca".
Adjectivos expressivos: "imensa claridade crua" (dupla adjectivação anteposta e posposta, os dois com um misto de objectividade e subjectividade); "os calceteiros... terrosos e grosseiros" (objectividade/subjectividade); "chão vidrento, molhada casaria" (visualismo); "gente pobrezita" (diminutivo de carinho); "choques rijos, ásperos, cantantes" (tripla adjectivação, em gradação crescente de subjectividade); "rapagões morosos, duros, baços" (subjectividade em gradação decrescente); "fria paz" (um adjectivo, que vulgarmente traduz um dado objectivo, aqui surge pleno de subjectividade); "árvores despidas" (animismo); "cidade mercantil, contente" (objectividade/subjectividade); "tinta corredia" (visualismo); "os meus sentidos tangem-me excitados, sacudidos" (valor adverbial); "lavada e igual temperatura" (relação sinestésica); "altas as marretas possantes, grossas" (hipálage: as qualidades são transferidas dos pedreiros para as marretas); "E um gordo, o mestre, com um ar ralaço e manso" (gordo, nome, logo no início do verso, como causa, (ou consequência?) do ar ralaço e manso - o mestre era, afinal, a personificação do patrão); "calosas mãos gretadas" (dupla adjectivação anteposta e posposta, visualismo impressionista: as mãos são o instrumento e o documento do suplício no trabalho); "rostinho estreito, friorento" (objectividade/subjectividade; a salientar o diminutivo irónico); "queixo hostil, distinto" (adjetivação antitética); "Neste Dezembro enérgico, sucinto, e nestes sítios suburbanos, reles" (hipálage); "Eles, bovinos, másculos, ossudos" (adjectivação múltipla, visualismo).
Advérbio expressivo: "pesam enormemente"; "carros de mão conduzem o saibro vagarosamente" (a conotar o excesso de peso para um homem); "bruscamente" associado a "quem saiu da toca", deixa a sensação de um animal esquivo que, à luz do dia, está fora do seu ambiente); encaram-na sanguínea, brutamente" (a conotar o desejo institivo, animal).
Concluímos, então, que houve uma procura do melhor termo, uma escolha requintada de signos polivalentes, a abrirem o campo da imaginação.

A primeira estrofe é uma quintilha constituída pelo primeiro verso alexandrino (doze sílabas) e pelos quatro restantes decassílabos. O esquema rimático é ABAAB, havendo portanto uma rima cruzada, interpolada e emparelhada. Predomina a rima rica. O esquema descrito aplica-se em todas as estrofes do poema.
A nível fónico há ainda a assinalar a presença muito frequente da aliteração.

O próprio poeta escreveu a respeito de "Cristalizações": "São uns versos agudos, gelados, que o Inverno passado me ajudou a construir, lembram um poliedro de cristal e não sugerem, por isso, quase nenhuma emoção psicológica e íntima". A sugestão dada pelo Inverno (água gelada, cristais de neve) pode estar na origem do título do poema e no dinamismo imagístico do mesmo. Quanto ao facto de o poeta de o poeta afirmar não haver "quase nenhuma emoção psicológica", deve entender-se a emoção à maneira romântica, porque, na realidade, há uma emoção intelectual, sem a qual não se explicaria a rica imagística e o impressionismo quase simbolista do poema.
A imaginação do poeta apodera-se das diversas sensações captadas da realidade, criando núcleos de associação, constelações de imagens - daí a razão do plural do título: "Cristalizações".

Sem comentários: