terça-feira, 7 de junho de 2011

Os Maias - O narrador

42.





6. Ponto de vista do narrador


O narrador pode assumir uma atitude de omnisciência, quando revela possuir um total conhecimento da história, caracterizando exaustivamente as personagens e os espaços, manipulando o tempo segundo o modo como o quer perspectivar. Este tipo de focalização aparece em Os Maias, fundamentalmente, na parte introdutória do romance, naquela em que se refere à juventude irreverente de Afonso e à história trágica de Pedro. Também a reconstrução do Ramalhete, os estudos de Carlos em Coimbra, e a descrição de Ega, Eusebiozinho e Dâmaso são exemplos deste ponto de vista do narrador.
O narrador poderá abdicar da sua omnisciência e contar a história de acordo com a capacidade de conhecimento de determinadas personagens. É o caso da focalização interna do narrador que, em Os Maias, surge preferencialmente na intriga central e nos episódios de crítica social. As personagens Carlos e Ega são as que fazem passar a crítica do autor, quando o narrador se oculta, facto facilmente detectável através do discurso indirecto livre.



N' Os Maias encontramos dois tipos de focalização: a omnisciente e a interna. Recorda a noção de focalização:

A focalização designa o posicionamento do narrador em relação à acção e às personagens. Existem três tipos de focalização: a omnisciente, a interna e a externa. A focalização omnisciente acontece quando o narrador revela ter um conhecimento absoluto da história e, assumindo uma posição distante relativamente a esta, consegue fornecer informações sobre as personagens e sobre o evoluir dos acontecimentos.
A focalização interna acontece quando o narrador adopta o ponto de vista de uma personagem que vive a história. Neste tipo de focalização o narrador vê, sente, julga e narra os acontecimentos tal como são vistos pela personagem que encarna.
A focalização externa acontece quando o narrador adopta o ponto de vista de um observador exterior aos acontecimentos, narrando aquilo que apreende através dos sentidos sem conseguir dar informações como os pensamentos, emoções e motivações das personagens.


Sem comentários: