domingo, 28 de março de 2010

Jantar da confraria II

O jantar da confraria teve lugar, desta vez, em Óbidos, no restaurante "O Caldeirão". Este fica às portas da pequena vila medieval, em frente ao Santuário do Senhor Jesus da Pedra.

O restaurante oferece-nos um ambiente simples e acolhedor. À entrada, damos com uma garrafa enorme de 9 litros de vinho tinto, ideal para grandes jantaradas. Nas paredes, saliento uma colecção de notas de quase todo o mundo, quadros publicitários alusivos a bebidas alcoólicas e, aqui e ali, pequenos caldeirões em bronze.

Este jantar serviu também para festejar o aniversário da Helena. A Isabel decidiu que o porta-chaves que ofereci à aniversariante também daria um bonito brinco!

Foi uma noite bem animada!

Houve até quem estivesse com "olhos de carneiro mal morto"!

A João muito sorridente com as suas bolas!
(As bolas do colar e dos brincos, claro!)

O cafezito, a Anabela e a Cristina esperavam-nos no CCC!
Houve alguém que, inadvertidamente, desligou o flash da máquina, daí as fotos ficarem tão escuras! Quem teria sido a malandreca?

Estamos tão sérias!

Cantaram-se os parabéns à Helena!

Conversou-se, brindou-se, sorriu-se, cavaqueou-se, brindou-se...

Que grandes copos, Isabel! São todos para ti?

E depois da última fotografia, fomos todas para a caminha...





A corrente renascentista da lírica camoniana

O amor


Conceito de imitação

"O poeta é imitador, como o pintor ou qualquer outro imaginário." (Aristóteles, Poética)

O conceito de imitação (mimesis) está na base da arte poética do Renascimento. O poeta deve imitar os modelos clássicos, assimilando as suas regras e convenções, afirmando ao mesmo tempo a sua originalidade ou mesmo tentando superá-los.

Por exemplo, Camões, tal como Petrarca, também cantou incansavelmente o amor e os seus efeitos contraditórios, o amor platónico incompatível com o desejo.



Paz não encontro e não quadra a guerra;

E não temo e espero e ardo e sou de gelo,

E voo além do Céu e estou por terra,

E nada aperto e todo o mundo abraço.


Quem me tem preso não me abre ou cerra,

Nem por seu me retém, nem quebra o laço,

E não me mata Amor e não me larga,

Nem me quer vivo nem me desenreda.


Vejo sem olhos e sem língua grito,

E anseio por morrer e peço ajuda;

A mi mesmo aborreço, a outrem amo.


De dores só me nutro, rindo choro,

Igualmente desdenho morte e vida:

E tudo isto por vós, minha Senhora.


Petrarca


Tanto de meu estado me acho incerto

que, em vivo ardor, tremendo estou de frio;

sem causa, juntamente choro e rio;

o mundo todo abarco e nada aperto.


É tudo quanto sinto um desconcerto;

d’ alma um fogo me sai, da vista um rio;

agora espero, agora desconfio,

agora desvario, agora acerto


Estando em terra, chego ao Céu voando;

num’hora acho mil anos, e é de jeito

que em mil anos não posso achar um’ hora.


Se me pergunta alguém porque assi ando,

respondo que não sei; porém suspeito

que só porque vos vi, minha Senhora.


Luís de Camões



Nos poemas de Camões e Petrarca verificamos que, para além de o estado de espírito do sujeito poético e a sua causa serem os mesmos nos dois poemas, existem também versos parafraseados por Camões (assinalados a vermelho).






A Mena na cozinha

Espuma de ananás

1 lata de ananás em pedaços
2 pacotes de natas (4 dl)
1 lata de leite condensado
1 saqueta de gelatina de ananás
3 dl de água
coco ralado

Bata as natas com o leite condensado até ficar um creme grosso.

Prepare a gelatina com 3 dl de água a ferver e deixe arrefecer um pouco. Misture a gelatina no preparado anterior, envolvendo bem.



Disponha alguns pedaços de ananás, no fundo de uma forma de gelatina, e verta por cima metade do creme.

Passe o resto do ananás, bem escorrido, na picadora e misture no creme restante. Deite este preparado na forma e leve ao frigorífico.

Desenforme e salpique com coco ralado.

Delicie-se!




Trabalhinho:


Porta-chaves e respectiva embalagem reciclada.


O ovo de Páscoa da Mara. Mais um trabalhinho feito na Oficina de Artes da Biblioteca!

3 comentários:

Sonia Facion disse...

Oi Mena!!!!

Pelas fotos o jantar foi uma farra boa!!!!!

Bjks e uma linda semana!!!!

Sonia

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Gosto imenso desses convívios.

Hoje como almocei tarde ,vim para a sobremesa.

Adorei o ovo da Páscoa, pela sua originalidade!

Bjs.

M. Céu Fernandes disse...

Olá querida.
Vim agradecer e retribuir a tua simpática visitinha!
Adorei os porta-chaves e as suas embalagens super especiais!
Bjs, boa semana e uma santa Páscoa!
M. Céu