sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pais maus


Pais Maus

O texto abaixo foi entregue pelo professor de Ética e Cidadania da escola Objectivo/Americana, Sr. Roberto Candelori, a todos os alunos da sala de aula, para que o entregassem a seus pais. A única condição solicitada pelo mesmo foi de que cada aluno ficasse ao lado dos pais até que estes terminassem a leitura.

O texto, a seguir transcrito, foi publicado por ocasião da morte estúpida de Tarcila Gusmão e Maria Eduarda Dourado, ambas de 16 anos, em Maracaípe – Porto de Galinhas. Depois de 13 dias desaparecidas, as mães revelaram desconhecer os proprietários da casa onde as filhas tinham ido passar o fim-de-semana. A tragédia abalou a opinião pública e o crime permanece sem resposta.


“ Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei-de dizer-lhes: - Eu amei-vos o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.

Eu amei-vos o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu amei-vos o suficiente para vos fazer pagar os rebuçados que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e vos fazer dizer ao dono: “Nós tirámos isto ontem e queríamos pagar”.

Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

Eu amei-vos o suficiente para vos deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

Eu amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

Mais do que tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram).

Estas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando os meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se os vossos pais eram maus, os meus filhos vão lhes dizer:

“ Sim, os nossos pais eram maus. Eram os piores do mundo...As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos de comer cereais, ovos, torradas. As outras crianças bebiam sumos e comiam batatas fritas e sorvetes ao almoço e nós tínhamos de comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Os nossos pais tinham que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.

“ Insistiam que lhes disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Os nossos pais insistiam sempre connosco para que lhes disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata”!

“ Os nossos pais não deixavam os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para que os nossos pais os conhecessem. Enquanto todos podiam voltar bem tarde com 12 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aqueles chatos levantavam para saber se a festa tinha sido boa (só para verem como estávamos ao voltar)”.

“ Por causa dos nossos pais, nós perdemos imensas experiências na adolescência. - Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em actos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime”.

“ FOI TUDO POR CAUSA DOS NOSSOS PAIS!” “ Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o melhor para sermos “PAIS MAUS”, como eles foram. EU ACHO QUE ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE: NÃO HÁ PAIS MAUS SUFICIENTES”!

Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra


Este texto chegou-me através de e-mail e decidi publicá-lo, porque precisamos efectivamente de muitos pais maus, muitos mesmo!...



Trabalhinho:



Ainda o presente da Mónica: o colar apresentado no post anterior foi dentro da caixinha e deste saco reciclado. Já sei que ela adorou o presente!


A Mena na cozinha

Gelatina de morango

2 saquetas de gelatina de morango
0,5 l + 0,3 l de água
morangos
200 ml de natas

Prepare a primeira saqueta de gelatina, conforme as instruções e ponha a solidificar no frigorífico dentro de um tabuleiro ou pirex.
Prepare os morangos e reserve.
Quando a gelatina estiver firme, corte-a aos quadradinhos.

Prepare a outra saqueta de gelatina com 3 dl de água a ferver e junte-lhe as natas, mexendo bem.
Numa forma untada com um pouco de óleo, disponha os morangos e os quadradinhos de gelatina e vá vertendo também o preparado da gelatina com natas, alternando até gastar todos os ingredientes.
Leve ao frigorífico até solidificar.

Desenforme e enfeite a gosto.
Delicie-se!


Miminho

Este miminho foi-me oferecido pela Ana Rodrigues. Obrigada, amiga! Aqui fica para quem o quiser levar.

Para recordar!



14 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

Olá amiga!
desculpa a demora em aparecer por aqui, mas ando sempre sem tempo. já nao é defeito... é feitio! :)
mas nos blogues continuo com novidades e a M. tb.
adorei o texto. é bem verdade!
e o teu trabalhinho muito original como sempre. adoro o pormenor de pores sempre o saco a condizer com o presente! :)
bjinhos grandes!

http://bom-feeling.blogspot.com/
http://bem-trapilho.blogspot.com/
http://m-de-menina.blogspot.com/

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Certíssimo...o texto.
Recordei" I' singing in the rain" enquanto me deliciava com a gelatina de morango!

Bjs. e bom fim de semana.

mfc disse...

Eu vou morrer da cura!
Não posso passar aqui a estas horas!

Bom... mas posso provar só um cadinho da gelatina de morango?!

~*Rebeca*~ disse...

Mena,

Meu coração ficou apertado com esse texto. Só penso no meu filho e na maneira certa de proteger de todo mal e de todo perigo.

Enfim, você é uma querida com tanta coisa boa, afffffffffffff!

Vou carregar meu selinho, viu?

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

Maria Cusca disse...

Olá amiga.
Era bom que houvesse mais "maus pais".
É muito fácil dizer que sim, aos nossos filhos, que adoramos.
O difícil é dizer não.
O não, precisa sempre de explicações,
que eles nem sempre entendem, ou não querem entender.
O trabalhinho, como é normal está lindo.
A sobremesa com um aspecto delicioso.
Jinhos e bom domingo

arteseriscos disse...

Olá,

Antes de mais nada gostaria de agradecer pela sua visitinha e pelo seu comentário..
Amei esse trabalhinho..

www.arteseriscos.com

Chocolate disse...

olá! vim desejar-te boa semana! beijinhos

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Adorei o texto!
Dava para fazer um placard: "Maus pais... precisam-se"!
Adorei os trabalhos! que caixinha bem recheada... e o "embrulho"? um mimo!
Detesto virgulas... e acentos... hehehe
As tuas sobremesas são sempre óptimas... deu-me um dia destes p/ fazer uma gelatina de frutas... assim simples... coloquei as frutas no fundo do recipiente (ananás) segui as "regras" da gelatina e coloquei por cima... tudo direitinho mas... a solidificação... cadê ela? hehehe
Ainda ñ me "debrucei" s/ o acontecido...
Nos próximos tempos vai ser gozação em casa... até eu aprontar outra.... hehehe
Bjs e boa semana

MAR disse...

olá mena!andei um pouco ausente... de férias e agora nem sei por onde começar! devo dizer que adorei os trabalhinhos e as sobremesas! beijinhos e dorei o mimo

M. Céu Fernandes disse...

Olá querida.
Passei para desejar uma óptima semana e deixar um beijinho.
Adorei os trabalhinhos e a receitinha...hummmm! Obrigada.
M. Céu

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
tantas novidades...
adorei tudo.
os trabalhinhos estao todos maravilhosos.
parabéns.
fica bem,jinhos***

Sonia Facion disse...

Ufa!!! caprichastes nesse post!!!!!

Bjks e já estou levando os mimos!!!!!

Sonia

Edilene Pacheco disse...

Mena,
Tudo belo e maravilhoso, por isso sou sua...

´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

Ganhei esta estrela, a estou passando para você, porque realmente sou FÃ de seus talentos de sua criatividade.

Brevemente postarei o P-A-P da flor.

Bjsss e uma ótima semana.

mfc disse...

A salada de atum cai-me sempre bem nesta época.