quinta-feira, 16 de julho de 2009

Todos temos uma estrela



"A Estrela" contada pelos meus alunos



Esta história de Vergílio Ferreira fala-nos de uma criança com sete anos que tem uma sonho muito invulgar e ousado. Pedro quer ter uma estrela só para si, embora não soubesse bem para quê.
Um dia, à meia-noite, cheio de coragem, salta a janela do seu quarto, corre pela aldeia e chega à igreja. Agilmente sobe até ao cimo da torre para roubar a estrela. Um velho, muito velho, lá da aldeia dá por falta da estrela mais gira e cintilante do céu. Todos na aldeia se revoltam e, quando descobriram que foi Pedro quem roubou a estrela, obrigaram-no a devolvê-la ao céu escuro. Depois de ter colocado a estrela no seu lugar, o menino desequilibra-se e estampa-se no chão em cima do empedrado do adro da igreja.
Todos choram a sua morte. Mas ninguém compreendeu o sonho de Pedro.


O conto fala da ousadia e da coragem de Pedro, que vive num mundo, rodeado por pessoas muito ocupadas, onde não há lugar para o sonho. Pedro não desistiu de sonhar, teimou e tentou alcançar o seu sonho, a sua estrela. Ele não esperou que o seu sonho, a sua estrela, descesse do céu até si, foi buscá-la e teve de assumir depois as consequências dessa atitude: a incompreensão da população e dos pais. Estes obrigaram-no a crescer e a deixar de ser criança, quando o forçaram a devolver a sua estrela ao céu.

Eu não gostei muito do conto ao princípio, só depois de a professora explicar é que comecei a gostar, porque só depois é que achei o conto muito bonito. A história diz-nos que nos dias de hoje, não há lugar para o sonho, para a imaginação, para a fantasia, tudo gira em torno do trabalho, do sucesso e da competição. Como a professora diz e eu acredito, todos temos a nossa estrela que brilha por nós, o nosso sonho. Nós também estudámos na aula um poema que dizia “Pelo Sonho é que vamos” e é bem verdade, porque uma vida sem sonhos é um vida triste e sem cor. As crianças sonham, criam mundos e são muitas personagens nas suas brincadeiras, podem fazer tudo e até podem ir buscar estrelas ao céu. Então, todos devemos procurar a criança que há dentro de nós, que deve continuar a sonhar e a procurar a sua estrela para depois a colocar no céu.


O conto é lindo e contém uma linda mensagem, não devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo que nos pareçam difíceis de alcançar. O final do conto pode parecer algo inesperado, mas para mim tem duas interpretações: 1. Narrativa fechada - Pedro morre ao ter de devolver o objecto do seu sonho. 2. Narrativa aberta - Pedro não morre, o que morre é a sua disponibilidade para sonhar, visto estar na idade de começar a ter outras responsabilidades, antigamente deixava-se de ser criança na idade de Pedro, logo o que morreu foi a criança sonhadora que havia dentro dele. De notar que as personagens que dão por falta da estrela são as que não têm qualquer trabalho (rotina), o velho (não tinha sono e observava as estrelas), o Cigarra (era um artista) e o Pedro (uma criança).


Esta história fala de Pedro, um rapaz de apenas sete anos, que sonhava ter uma estrela só sua. Não era uma estrela qualquer, era a mais gira e brilhante do céu. Será que vai conseguir concretizar o seu sonho?
Numa noite, à meia-noite, Pedro decide subir ao alto da torre para roubar o objecto do seu sonho. Conseguiu com coragem e determinação alcançar a estrela e empalmá-la. Mas um velho contador de histórias descobre o roubo e conta-o a toda a aldeia. O pai de Pedro exige que Pedro a reponha no seu lugar.
Pedro teve de novo de subir a torre da igreja e no fim de devolver a estrela ao descer da torre, escorrega, cai no meio do chão e morre.
Todos choraram a sua morte e a sua história ficou conhecida graças aos versos que o Cigarra cantava. Pedro ficou conhecido como o rapaz que tinha um sonho, que lutou por ele e por ele morreu.



É uma história simples, mas muito bonita. Pedro, uma criança de sete anos que, um dia, à meia-noite, sobe à torre da igreja da sua aldeia, para roubar uma estrela linda e brilhante.
Porém, o roubo é descoberto por um velho muito velho, e toda a aldeia se revolta contra aquele acto que, assim, defraudara o património comum. Quando se descobre a verdade, o pai de Pedro exige que ele reponha a estrela roubada no seu lugar. Ao restituir a estrela, perante toda a gente da aldeia, Pedro cai e morre. Aquela estrela rara e única e a história do seu roubo perdurariam na memória de todos até aos nossos dias.

Um sonho tornado realidade que termina mal, porque Pedro tinha um sonho e concretizou-o, mas o sonho desfez-se como bolas de sabão e a criança ficou infeliz num mundo onde não cabem os sonhos, o mundo da responsabilidade e do trabalho onde o que conta é a competitividade e o sucesso, sem se dar importância aos sonhos e felicidade das pessoas.






A Mena na cozinha

Tofu mexido


1 cebola
1 cenoura
1 dente de alho
sal
pimenta
1 colher de sobremesa de açafrão ou de caril
azeite
150 g de cogumelos
50 g de bacon
1 chávena de água
250 g de tofu
5 ovos
salsa
1 folha de louro

Salteie a cebola, o alho e a cenoura em azeite. Junte a folha de louro também e deixe ao lume alguns minutos. Corte o bacon às tiras e adicione ao preparado anterior, assim como os cogumelos. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar por 5/6 minutos.

Deite uma chávena de água e quando estiver a ferver, junte o tofu esmagado com a ajuda das mãos. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 10 minutos.

Bata os ovos com a salsa picada, junte ao tofu e vá mexendo.

Acrescente uma colher de açafrão ou de caril, conforme o gosto.

Sirva com batatas fritas e salada.
Bom apetite!


Trabalhinhos:

Embalagem feita a partir de um pacote de leite, forrado com tecido.

A embalagem do leite transformou-se num pacotinho para acondicionar este...

colar e...
...estes brincos.
Cá está o conjuntinho


Miminho


Deixo este selinho a todas as minhas amigas blogueiras. Levem-no!

18 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Mena

A mensagem do conto foi bem captada pelos miúdos.

Gostei muito de ler.

Hoje não jantei, pois já passei tarde.
Fica para outro dia. Agora só um cházinho.

Os teus trabalhos são sempre maravilhosos.
Como consegues tudo isso?

Vou levar o selinho. Obrigada!

Bjs.

Maria Cusca disse...

Olá amiga.
Obrigada pela visita.
O conto está fantástico.
Jantar, agora não obrigada, já é um pouco tarde para isso.
Gostei muito dos trabalhinhos.
A embalagem, com tecido fica linda e o colar está um mimo.
Jinhos grandes

Maria Cusca disse...

Ah, já me esquecia levo o miminho.
Jinhos

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ disse...

Quanta coisa por aqui Mena
A cozinha como sempre me deixa loucaaaaaaaa rsrsrs
To levando o selinho
Bjokas:D

Anónimo disse...

Gostei da caixinha! Ficou fantástica =) e os colar e os brinkinhos ficaram maravilhosos =)
Adorei... o clip do MJ amei... n foxe eu fão desde smp e para smp =D
Minha linda n tnh o teu link no blog mas vou já pôr para tb levares miminhos!
Beijinho e bom fim de semana

Ps- este selinho vai passear cmg =)

Anónimo disse...

Gostei da caixinha! Ficou fantástica =) e os colar e os brinkinhos ficaram maravilhosos =)
Adorei... o clip do MJ amei... n foxe eu fão desde smp e para smp =D
Minha linda n tnh o teu link no blog mas vou já pôr para tb levares miminhos!
Beijinho e bom fim de semana

Ps- este selinho vai passear cmg =)

MAR disse...

magnífico!
obrigada pelo carinho e dedicação que tens por todas nós!
és sensacional! um beijo grande

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
as novidades continuam fantásticas...
gostei imenso deste conjunto e da respectiva embalagem.
parabéns.
agradeço o miminho.
fica bem,jinhos***

~*Rebeca*~ disse...

Solidária é???ahahaha. Aff, quando eles torram nossa paciência, não tem quem nos segure, hein? Ai Mena, mas o amor é enorme e supera tudo, até as brigas.

Beijo imenso, menina linda que adoro!

Rebeca

-

arteseriscos disse...

Boa Tarde,

Vim retribuir a sua visitinha e o seu comentário..
Muito obrigada pelo miminho..
Tenha uma linda sexta-feira..

www.arteseriscos.com

APO (Bem-Trapilho) disse...

olha o pacotinho tao lindo! nao tinha reparado nele da outra vez que aqui estive, tal era a soneira! :) adorei tb o colar. muito original!
bjokas

Eunice Martins♥ disse...

OLÁ QUERIDA MENA, QUE RICO TOFU,FOI UMA PENA PERDERMOS ESSA BELEZA DE ESTRELA MAS TODOS NÓS TEMOS A NOSSA HORA NÉ? MENA,SEUS TRABALHOS ESTÃO MARAVILHOSOS ADOREI ESSE COLAR,AMIGA VOU LEVAR ESSE MIMO TAMBÉM ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE,BEIJOS.

Eunice Martins♥ disse...

Olá minha linda amiga!!!

O amor que há numa grande amizade:
é como a luz do dia,
clareia o pensamento,
anima o coração
e enche a vida de alegria.

O valor que há numa grande amizade:
é tão caloroso e brilhante como o sol de verão,
a cada dia, cada instante.

O grande amor que há numa grande amizade
significa mais do que as palavras podem dizer,
porque uma grande amizade é um milagre
que abençoa os dias que temos pra viver.
Um dos milagres da minha vida
é simplesmente ter conhecido você!
DESEJO QUE SEU FIM DE SEMANA TOTALMENTE FLORIDO.
COM mUITAS BENÇÃOS.
BEIJOS COM CARINHO.

Brunette disse...

Olá Mena!
Gostei muito da embalagem, achei fantástica a reutilização do pacote de leite! Também gostei muito do conjunto dos brincos e do colar.
Tenho um desafio para ti no meu blogue. Já coloquei os selinhos que me passaste. Já agora, aproveito e levo também este!
Bjos e bom fim-de-semana

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá Mena

Tu sabes que eu adoro os teus textos, as tuas poesias, os teus contos...Este do Pedro é genial...como deveriamos todos fazer um exame de consciência...!!!

O colar está muito bonito, como não podia deixar de ser e claro dentro de uma embalagem reciclada!!!

Ando um pouco cansadita, a precisar de férias!!!

Mas este ano, as coisas não estão fáceis pois as férias da minha filha e genro não coincidem com as da minha nora ( o meu filho tira quando quizer).

Eles gostam, e eu também, de irmos todos juntos, pelo menos uma semana e depois em Agosto vou para a minha aldeia Natal, para a quinta dos meus sobrinhos, com os netinhos, que este ano já é mais ummm!

Bem, vamos lá ver o que eles conseguem , pois eu também preciso de descansar pelo menos 1 semana só com "velho" a carregar baterias...sem horário de leitinho ao Nenuco ou ir levar e buscar o mais velhinho ao colégio...!!!

Bem, não é só no blog o testamento, desculpa!

Deixo-te um grande beijinho com carinho e amizade
Cassilda

Carla Marques da Silva disse...

Olá Mena,

Este tofu tem um aspecto divinal e deve ser delicioso!

Gostei muito dos trabalhinhos rosa, giríssimos.

Beijitos e boa semana,
Carla Silva

Chocolate disse...

olá querida!! adorei o colar rosa!!!! beijinhos e boa semana!

Atelier da Casaleira disse...

olá, boa tarde Mena, tudo bem?

gostei de ver os fios, as culinárias,enfim todas as novidades recentes.beijinhos