segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Às voltas com os versos


Versificação

As Sílabas e a Métrica

As palavras são compostas por sílabas que, por sua vez, são constituídas por outros elementos menores: a letra, se falarmos na palavra escrita, ou o fonema (som), se nos referirmos à palavra falada. Existem, no entanto, dois tipos de sílabas: as sílabas gramaticais, mais fáceis de identificar na palavra escrita, e as sílabas métricas, mais fáceis de identificar na palavra falada (são os sons apreendidos pelo ouvido).

Atentemos pois na seguinte palavra:

televisão

Qualquer pessoa consegue identificar as quatro sílabas que compõem esta palavra: te-le-vi-são. Estas são as sílabas gramaticais. Mas como é pronunciada a palavra? Em português, variante do Brasil, será alguma coisa como "té-lé-vi-são", o que de facto coincide com as quatro sílabas gramaticais. Mas no português falado em Portugal, o mais comum é ouvirmos dizer "tle-vi-são". Assim, por muito que a palavra "televisão" tenha quatro sílabas, a palavra pronunciada "tlevisão" tem apenas três. E aqui se vê a importância de fazermos a distinção entre sílabas gramaticais e sílabas métricas, ou seja, as sílabas que de facto pronunciamos/ouvimos ao falar. A poesia é escrita não para enfeitar o papel, mas para atingir um ritmo agradável, que é apreciado quando se recita o texto poético. Por esta razão, a lírica não avalia o número de sílabas gramaticais do poema, mas sim o número de sílabas métricas, aquelas que são pronunciadas e que, por isso, criam o ritmo dos versos.


Olhemos, agora, para as duas frases que se seguem:

A Ana chegou cedo à escola.

A Laura chegou cedo à cantina.


Analisemos o número de sílabas gramaticais presentes:

A / A/na / che/gou / ce/do / à / es/co/la/. = 11 sílabas gramaticais

A / Lau/ra / che/gou / ce/do / à / can/ti/na/. = 11 sílabas gramaticais


Vamos ler as frases e contar as sílabas métricas que encontrarmos, ou seja, os sons de que nos apercebemos:

A_A/na / che/gou / ce/do_à_es/co//(la). = 7 sílabas métricas

A / Lau/ra / che/gou / ce/do_à / can/ti//(na). = 9 sílabas métricas

Reparem como as vogais de duas palavras diferentes se unem quando estão lado a lado, tornando-se numa única sílaba métrica. E, se disserem as frases em voz alta, hão-de reparar que, na última palavra de cada frase, as sílabas átonas finais quase que desaparecem. Por isso, elas não contam quando fazemos a contagem das sílabas métricas, porque contamos até à última sílaba tónica (acentuada).

Assim, se a palavra for aguda, acentuada na última sílaba, conta-se: can/ção// (duas sílabas métricas). Se o vocábulo for grave, acentuado na penúltima sílaba: es/co//(la) – duas sílabas métricas, porque a última não se conta. Se a palavra for esdrúxula, com acento na antepenúltima sílaba: ma/rí//(timo) – duas sílabas métricas, porque só se contam as sílabas até à última sílaba tónica.


À contagem do número de sílabas métricas de um verso chamamos escansão. As regras são:

  • A contagem das sílabas métricas realiza-se até à última sílaba acentuada (tónica) do verso, ocorra ela na última, penúltima ou antepenúltima sílaba gramatical da palavra:


A/que/la/ tris/te e /le/da/ ma/dru/ga// (da) – 10 sílabas métricas


Se as/ pe/nas/ que A/mor/ me/ deu// - 7 sílabas métricas



  • Contracção da última vogal de uma palavra com a primeira vogal da palavra seguinte.
    • Sinalefa - quando a vogal do fim da palavra se transforma numa semi-vogal, formando um ditongo com a vogal que inicia a palavra seguinte (Atrasado, ele... = a/tra/sa/due/le) .
    • Elisão - quando a vogal do fim da palavra é completamente assimilada pela vogal que inicia a palavra seguinte, desaparecendo (Ela ouviu... = e/lou/viu).
    • Crase - quando a vogal do fim da palavra é igual à vogal que inicia a palavra seguinte, pelo que elas se fundem numa só (…triste e leda… = tris/ti /le/da).
    • Ectlipe - quando a vogal do fim da palavra é nasal, perdendo a sua nasalidade para formar um ditongo com a vogal que inicia a palavra seguinte (com as colegas... = cuas / co/le/gas).

  • Hiato - quando duas vogais tónicas estão lado a lado, não pode haver contracção das duas, pelo que ocorre um hiato, ou seja, mantêm-se em sílabas independentes mesmo que uma das sílabas tónicas enfraqueça. O hiato diminui a fluidez do verso, logo os autores evitam-no (Tu ontem... = tu / on/tem).
  • Diérese - Separação de duas vogais seguidas dentro de uma mesma palavra, de modo a que constituam duas sílabas diferentes (Ex.: sa/u/da/de).
  • Sinérese - União de duas vogais, no interior de uma mesma palavra, que originalmente não formavam ditongo, de modo que constituam uma única sílaba (Ex.: pie/da/de).


Os versos recebem um nome específico de acordo com o número de sílabas métricas que os constituem:

  • monossílabo – verso com apenas uma sílaba
  • dissílabo - duas sílabas
  • trissílabo - três sílabas
  • tetrassílabo - quatro sílabas
  • pentassílabo ou redondilha menor - cinco sílabas
  • hexassílabo - seis sílabas
  • heptassílabo ou redondilha maior - sete sílabas
  • octossílabo - oito sílabas
  • eneassílabo - nove sílabas
  • decassílabo - dez sílabas
  • hendecassílabo - onze sílabas
  • dodecassílabo ou verso alexandrino - doze sílabas

Podemos ainda mencionar o verso livre, que surgiu na poesia moderna do início do século XX. Este tipo de verso não está sujeito a regras métricas, o que significa que cada verso pode apresentar uma métrica independente da dos outros versos da estrofe e do poema. No entanto, o verso livre continua a possuir um ritmo interior.

Independentemente do número de sílabas, os versos de uma composição poética podem ser classificados de acordo com a sua homogeneidade métrica:

  • versos isométricos - quando os versos de uma estrofe ou de um poema apresentam o mesmo número de sílabas métricas. Todos os versos dos sonetos têm dez sílabas, portanto o soneto é uma composição poética isométrica.




Desafio

Este prémio foi-me dado pela Mafalda. Passem pelo blogue dela e vejam os magníficos trabalhos que ela lá tem.


Regulamento para quem recebe este prémio:

1) Inserir o prémio no blogue, inserindo o link da pessoa que o premiou.

2) Escolher 10 blogues merecedores de tal prémio e mostrar o seu link.

3) Avisar a pessoa premiada que recebeu o prémio.

Eu vou quebrar as regras e passo-o a todas as meninas que me visitam!!! Força! Toca a levá-lo para casa, pois acho que todas somos talentosas e merecedoras deste prémio (tal como a Mafalda).



A Mena na cozinha

Lasanha de legumes

1 cebola
2 dentes de alho
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento amarelo
1/4 de pimento laranja
1/4 de pimento vermelho
2 tomates maduros
1 beringela
1 pouco de gengibre
2 dl de caldo de carne
1 dl de vinho branco
salsa
sal
pimenta
noz moscada
400 g de carne picada
2 chávenas de granulado de soja fino
azeite
molho bechamel
massa para lasanha
queijo ralado

Corte as cebolas e os alhos às rodelas e leve a refogar em azeite.

Quando a cebola começar a ficar transparente, junte os pimentos às tiras, o tomate às rodelas, um pouco de gengibre fresco e a salsa.

Envolva e junte a beringela às rodelas. Deixe apurar um pouco.

Adicione a carne picada e a soja bem esprimida, como vos ensinei aqui. Tempere com sal, noz moscada e pimenta. Acrescente o vinho branco e o caldo de carne e deixe cozinhar.

Coloque um pouco de molho bechamel no fundo de um pirex. Por cima disponha as folhas de massa para lasanha e deite, seguidamente, o preparado da carne e dos legumes. Vá alternando o preparado com a massa e termine com uma camada de massa.

Deite o molho bechamel por cima da última camada da massa e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a 200º.

Sirva com salada ou simples, pois já contém legumes suficientes.




Resultado do desafio: A Alexandrina foi a grande vencedora, como tal, vai receber um presente. Deve comunicar-me o endereço para onde devo enviar o seu prémio.

Agradeço a todas as meninas e meninos que participaram neste desafio e vou pensar noutro, entretanto.




Trabalhinho mym





T-shirt feita em parceria com o meu filho: o desenho foi montado por ele. Ele estudou também as letras e introduziu-as no desenho. Os motivos têm a ver com os jogos de vídeo que a rapaziada joga agora.

12 comentários:

SANDRA RIBEIRO disse...

OLA AMIGA......
..................
♥•.¸¸.•♥´¨´♥~•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥´¨´♥´¨´♥

.....@@.........
...@(´;´)@......
0==/--\\==0.....
.../_!_\\..........
..._| |_.......
BeijuLuzzzzzzzz

♥•.¸¸.•♥´¨´♥~•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥´¨´♥´¨´♥
Um beijão :)

UMA BOA SEMANA

como sempre tudo lindo gostoso

Sonia Facion disse...

Oi Mena!!!

Obrigada pelo premio.

Felicito Alexandrina.

Boa semana prá ti.

Sonia

Dulce disse...

Bom dia,
hoje venho cedo, porque tenho ocupação para quase todo o dia.
Obrigada pelo prémio, mais logo já o levo e parabéns à vencedora. Os trabalhinhos, tens um filho talentoso. Ficou muito gira e original.Parabéns ao filhote.
Beijinhos
Dulce

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá querida Mena

Parabens pela belissima lição de Português que aqui deixaste!
Fiz um print deste post, pois a informação é tanta e tão rica, que além do pouco tempo, a minha cabeça "já" não absorve as coisas com tanta facilidade!
Mas devagar...devagarinho, vou lá!

A receita...como sempre, de ser de comer e chorar por mais!

O trabalhinho feito em parceria com o teu filho est
á muito original, muito bonito e tal como a irmã ....temos artista!

Um beijinho muito grande, desculpa se não apareço com mais frequência, mas podes ter a certezaque n~
ao te esqueço.


Deixo-te um beijinho com carinho e amizade
Cassilda

caloca disse...

Olá. Adoro passar por aqui, na cultura geral há sempre bastante informação, este tema está agora a minha filhota a dar na escola, ontem tive dando uma olhadela nos cadernos dela porque gosto de andar a par do dia - dia da minha filha e agora, chego aqui e deparo-me exactamente com o mesmo tema.., se ela tiver alguma duvida nesta materia vou lhe dizer para vir cá espreitar:)). A camisola está linda, modernissima, realmente, vocês são uma familia com muita criatividade e de muito bom gosto, são pessoas muito especiais.
Jinhos
armanda

Unknown disse...

Olá amiga

venho ao blog regularmente e o que me faz sempre voltar são as receitas deliciosas, esta é mais uma que vou ter de experimentar

jokas

Alexandrina disse...

Olá amiga!
Fiquei muito contente ao saber que fui a grande vencedora do teu desafio!
Mais uma vez superaste as minhas espectativas, quanto à cultura, ao cozinhado e principalmente à t-shirt! Ficou lindissima!
Dou os parabéns a ti e ao teu filho! Pelos vistos é uma família cheia de talentos!
Um beijinho muito grande!
Fica bem!

Chocolate disse...

ola querida:)))
muito gira a tshirt :))) parabens à vencedora do desafio, fico a aguardar um novo ;)
obrigada pelo prémio, assim que puder coloco-o no meu cantinho.
beijinhos!!!

Unknown disse...

Olá Mena,
Este "post", veio de encontro aos meus desejos, pois as sílabas e a métrica dos versos, foram o que mais me fascinaram nos tempos idos e nas aulas de Português, portanto, pode avaliar o quanto me maravilhou este "post".
A t-shirt está maravilhosamente linda e a lasanha de legumes, é mais uma receita que vou, sem dúvida, experimentar muito em breve!!
Beijinhos e boa semana para si,
Lia.

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá Mena! já tinha saudades amiga! mas o tempo, esse malvado, asfixia-me! olha adorei a tua escolha musical os Toranja e os Mesa são sem dúvida da minha eleição!!!
a t-shirt está o máximo! bela equipa, tu e o filhote! adorei o resultado! é impressao daquelas que se compram para a impressora? ou é pintado? é girissima!
bjo bjo que já me vou! :)

mfc disse...

O Português é para mim muito importante e diverte-me saber mais e mais. Obrigado.

Quanto à lasanha... desta vez passo!

Anónimo disse...

Querida Mena, tenho andado desaparecida mas agora voltei.

E gostava que espreitasses o meu novo blog ;)

http://sonhos-de-algodao.blogspot.com/

*Beijocas,
Joanita