sábado, 18 de outubro de 2008

Rimas

Versificação

A Rima



A rima diz respeito à repetição, integral ou parcial, de sons no final de dois ou mais versos, sendo contabilizada a partir da vogal tónica da última palavra do verso. A rima pode ser classificada de acordo com diferentes aspectos.

Comecemos por classificar os próximos versos quanto aos elementos vocálicos e consonânticos das terminações.


Naquele pique-nique de burguesas,
Houve uma coisa simplesmente bela,
E que, sem ter história nem grandezas,
Em todo o caso dava uma aguarela.


Neste excerto de um poema de Cesário Verde, é de notar como tanto as vogais como as consoantes rimam em "ezas" (note-se que o "s" em burguesas tem valor de "z") e "elas". Este tipo de rima diz-se que é consoante, porque rimam as consoantes e as vogais e porque também inclui todos os sons a partir da vogal tónica.


Ai flores, ai flores do verde pino
se sabedes novas do meu amigo
ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo
se sabedes novas do meu amado
ai Deus, e u é?


No excerto desta cantiga de amigo de D. Dinis, apenas rimam as vogais, em "i-o" e "a-o". Este tipo de rima chama-se toante.


Outra forma de classificar a rima é quanto à acentuação da última palavra do verso:


· Rima Aguda ou Rima Masculina
quando o acento tónico recai na última sílaba.


Era uma mosca azul, asas de ouro e granada,

Filha da China ou do Indostão,

Que entre as folhas brotou de uma rosa encarnada

Em certa noite de verão.


Machado de Assis



· Rima Grave ou Rima Feminina
quando o acento tónico recai na penúltima sílaba.



É minha sina e engano
padecer com tal tirano


Al-Kumait Al-Garbi


· Rima Esdrúxula
quando o acento tónico recai na antepenúltima sílaba.


No ar lento fumam gomas aroticas
Brilham as navetas, brilham as dalcias

António Gedeão


Podemos analisar ainda a rima quanto à classe gramatical da palavra da terminação ou quanto à frequência do seu uso:


  • Rima Rica
    • quando recorre a palavras de diferentes categorias gramaticais: dizes - felizes (verbo - nome); perdida - Vida (adjectivo - nome)...


Era um poeta, sonhador e triste,

Pois triste e sonhador, às vezes, é

Quem para amar a vida assim existe

E não encontra paz, amor, nem fé.


Jairo Dias de Carvalho


  • Rima Pobre
    • quando repete uma mesma palavra com frequência
    • quando recorre a palavras da mesma categoria gramatical: iria -faria (verbo - verbo); desejos - beijos (nome - nome)...


Não, Pepita, não ta dou

Fiz mal em dar-te essa flor,

Que eu sei o que me custou

Tratá-la com tanto amor.


Almeida Garret


Prémios


Recebi este prémio da Alexandrina, o qual agradeço imenso. É bom saber que gostam do meu cantinho!

Regulamento para quem recebe este prémio:
1) Inserir o prémio no blog, inserindo o link da pessoa que o premiou.
2) Escolher 10 blogs merecedores de tal prémio e mostrar o seu link.
3) Avisar a pessoa premiada que recebeu o prémio.

Eu vou quebrar as regras e passo-o a todas as meninas que me visitam! Força, toca a levá-lo, pois acho que todas somos talentosas e merecedoras deste tipo de prémios!


O selo de qualidade Arte Ponto Vida foi criado para homenagear e reconhecer o trabalho de Blogueiras e Blogueiros cujos Blogues incentivam a Terapia do Artesanato.


As regras do Selo de qualidade são:
1) Indicar de quem você o Recebeu.
2) Dizer porque você resolveu criar o seu blogue.
3)Dizer qual é o Seu Artesanato Preferido.
4) Homenagear outros 13 blogues com os quais você mais se familiariza!

1) Este prémio foi-me oferecido pela Yola

2) Criei o blogue para dar a conhecer os meus trabalhos e os da minha filhota, escrever sobre o que melhor sei fazer "ser professora", no fundo, partilhar o que sei e gosto de fazer e como gosto de fazer muitas coisas, o meu blogue é multifacetado, isto é, encontra-se aqui um pouco de tudo.

3) Gosto de muita coisa: bijutaria, arte aplicada, pintura, crochet, bordados...

4) Ofereço este prémio a todas as blogueiras que passam por aqui e que deixam sempre um simpático comentário.



A Mena na cozinha


Entrecosto assado com maçã gratinada


1 kg de entrecosto
1 dl de vinho branco
0,5 dl de azeite
1 cebola pequena
3 dentes de alho
colorau
sal
pimenta
1 raminho de alecrim
1 folha de louro
8 maçãs reinetas
50 g de queijo da Ilha ralado (em fios)
brócolos

Esfregue o entrecosto com sal e pimenta. Junte-lhe o vinho branco, o azeite, o colorau, o louro e o alecrim e deixe uma hora a marinar.

Num pirex, prepare uma cama com alho laminado e cebola aos pedaços.

Disponha o entrecosto e despeje por cima a marinada. Se for necessário, polvilhe com um pouco de colorau. Leve ao forno a 180º, durante uma hora.
Entretanto prepare as maçãs reinetas: descasque à volta do pé da maçã e retire-lhe o caroço sem lhe romper o fundo. Na cavidade deite um pouco de sal e pimenta. Ponha num prato que possa ir ao microondas e leve a assar. Depois de assadas, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar.

Coza os brócolos em água com sal, destapados, cerca de 10 minutos.

Quando o entrecosto estiver pronto, retire-o do tabuleiro, tire também as ervas e triture o resultado do assado com a varinha mágica. Disponha no prato o entrecosto, a maçã assada e os brócolos. Tempere os brócolos com o molho do assado.



Os meus trabalhinhos:









Conjunto de caixa e sabonete

12 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Mena, está tudo bem =)
Muito obrigada pelas palavras simpáticas!

"Sonhos de Algodão"... Eu penso que já vi este nome em qualquer lado, portanto não é original, mas achei que se adaptava :)

Ainda não digitalizei a foto do rebentinho, mas como quero manter o meu novo blog actualizado, fiz novo post ;)

As tuas receitas fazem-me sempre crescer água na boca :P

*Beso,
Joanita

artes_romao disse...

Boa tarde,td bem?
venho espreitar as novidades e agradecer os miminhos...
este conjuntinho tb ficou um mimo,gostei muito,parabens...
assim k possa irei levar o miminho k me ofereceste...
fika bem,jinhos***

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Adorei as postagens Maravilhosas..fui ver a postagem da vencedora PARABENS para a Alexandrina e levei com muito carinho o premio para o meu Blog de Mimos...Obrigada Amiga pelo Carinho...
Seus trabalhinhos que Lindos...
PARABENS
BOM DOMINGO
Bjs
Andrea

Chocolate disse...

olá amiga :)
obrigada pelos premios, assim que tiver oportunidade colocarei no meu cantinho. adorei os trabalhos, em especial a caixa do coraçao! beijinhos e boa semana!

mfc disse...

Ohhh ... entrecosto!
Vamos nisso.
Trago aqui um alentejano tinto. Não é reserva, mas é uma especialidade!

Sonia Facion disse...

Mena, oiiiiiiiiiiii.............

Obrigada pelo premio.

Seus trabalhos estão lindos e obrigada pela disposição de nos orientar através do seu blog com conhecimentos e ou até nos lembrar de coisas que aprendemos, mas se vão ao longe.

Boa semana.

Sonia

caloca disse...

Obrigado pelos mimos, pela visita, pelo comentario. Obrigado por ter um conteudo tao rico no seu blog .
Gosto imenso de cá vir.
Se tiveres um tempinho passa no meu cantinho, preciso de um votinho teu, isto claro, se achares que merece. Jinhos e boa semana.
Armanda

Bijuterias D'encantar disse...

sempre com óptimas sugestões e lindissimos trabalhos**

bjinhos e boa semana

Atelier da Casaleira disse...

olá, mena tudo bem?

faz algum tempo que não tive oportunidade de passar por cá...

hoje tive um apenas um dia de férias mas~...aproveitei-o da melhor forma e, por tal estou aqui para apreciar teus trabalhos.

Um beijinho

nota: não me esqueci da nossa troca

Feltro em casa disse...

Oi Mena!!
Espero que tenha tido um ótimo fim-de-semana!!!Adorei as caixinhas e os sabonetes. (Adoro esse tipo de embalagem)E o seu prato de entrecot com maçã...hummm...adoro esses pratos agridoces, acho a combinação perfeita!!!Tenha uma ótima semana, e um beijinho para você!!!Malú

mafgonbot@gmail.com disse...

Olá querida,

este post e do dia a seguir (que não consigo deixar comentário) fizeram-me lembrar dos dias da escola!!!
Adorei os trabalhos, maravilhosos!!
Tenho novidades no meu blog.
Beijocas
Mafalda

Unknown disse...

Olá Mena,
Já cá tinha estado a devorar este "post" mas ainda não tinha tido tempo de comentar.
Aprendi imenso com este "post", pois as rimas feminina,masculina e esdrúxula, foi coisa que não aprendi na época escolar e portanto, aprendi-as agora, consigo. Obrigada!!
O entrecosto tem um ar sublime e os trabalhinhos, maravilhosos!!
Beijinhos,
Lia.