quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Encontro REN – 5 de Outubro 2007














































Faço, agora, um breve intervalo no relato das minhas férias para vos dar conta de um acontecimento promovido pelo Sr. Vítor Patrão com o patrocínio da REN Gasodutos e dos Veteranos Clube Académico de Santana.

REN (sigla que é também um acrónimo, porque se pronuncia de forma contínua, como uma palavra normal, e não soletrada – diriam logo os meus alunos, muito bem ensinados, diga-se de passagem) significa Redes Energéticas Nacionais.

Foi, então, um dia de “combíbio”, como dizia a minha amiga Paula com a sua linda pronúncia nortenha, que começou com um saudável momento desportivo – um jogo de futebol disputado entre os Veteranos Clube Académico de Santana e funcionários da REN Gasodutos e REN armazenagem.
O encontro começou às dez horas, o resultado ao intervalo era 2-0 a favor da REN, mas a equipa dos Veteranos, animada e com o fôlego renovado, saiu do balneário disposta a dar a volta ao resultado, conseguindo chegar facilmente à vitória por 2-3. Apesar da evolução técnico-táctica da jovem equipa da REN, ainda não foi desta que venceram, estando já a pensar na desforra que terá lugar no próximo ano.
Enquanto decorria o jogo no campo de futebol sintético da União Desportiva da Gandara, onde os desportistas mostravam o seu porte atlético e desenvoltura com a peladinha, no parque das merendas de Santana também se corria e suava. Eram os cozinheiros e as esposas dos jogadores que, numa grande azáfama, preparavam o almoço para todos os convivas.
O porco no espeto, maluquinho de todo com tantas voltas, muito suou e fez transpirar até atingir aquela cor dourada e apetitosa de fazer crescer água na boca. O cheirinho a chouriço e a morcela enchia o recinto. Todos estes perfumes combinados anunciavam que seria faustosa a refeição. Estas iguarias foram acompanhadas de pão caseiro (de trigo e de milho) e muito bem regadas com vinho, imperial, sumo e água (que faz muito bem à saúde!).
As sobremesas surgiram depois, caseiras e muito apaladadas, para regalo dos mais gulosos, tendo como objectivo adoçar ainda mais esta festa-convívio.
Mas este invento não podia terminar sem um momento cultural. Assim, no intuito de alimentar o espírito, cantou-se o Fado, interpretado pela fadista Marisa que encantou toda a gente com a sua bonita voz e simpatia, levando todos os presentes a cantar (sobretudo as partes do texto em inglês!) e a bater palmas ao ritmo da música.
Depois, na sequência da venda de rifas, realizou-se um sorteio. O valor apurado reverteu a favor da Associação Veteranos Clube Académico de Santana. O prémio foi também oferecido pela feliz contemplada à referida colectividade.
Foi um dia muito agradável: muito se conversou, muito se riu, muito se brincou… Todos se divertiram e quando chegou a hora da despedida, todos prometeram voltar no próximo ano. Este encontro, que se realiza pelo oitavo ano consecutivo, pretende promover e reforçar os laços de amizade entre os funcionários da REN e as suas famílias e a comunidade de Santana.
Parabéns à organização!

Parabéns também ao Adriano, o mais recente e feliz papá. Muitas felicidades para todos, para o mais novo elemento da família e para os pais mais babados do mundo!

Sem comentários: