quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Praia do Malhão e Praias de Vila Nova de Mil Fontes











Logo de manhã, dirigimo-nos para a praia do Malhão. Trata-se de uma zona que ainda não está poluída, a natureza não foi, até agora, danificada pelo homem. Há um ribeirinho a norte, muito aprazível, rodeado de uma vegetação luxuriosa e muitas biquinhas de água pura e cristalina a correr entre as pequenas encostas. Os caudais das várias bicas variam e podemos seleccionar os menores para beber e os maiores para tomar um agradável duche. Há argila nalguns recantos que utilizámos para refrescantes máscaras. A paisagem é magnífica, é uma praia de grande beleza, quase selvagem, muito procurada por nudistas e surfistas. A zona nudista fica depois de um riacho de água doce que corre entre as rochas. O acesso faz-se por estrada de terra batida.
À tarde, fomos visitar as praias de Vila Nova de Mil Fontes. Começámos pela Praia do Farol: estacionámos o carro no pequeno parque de estacionamento e através dele acedemos ao areal. Há várias escadas que nos levam até à praia. No areal, existe um restaurante muito agradável de onde se avista toda a praia e a ponte sobre o rio Mira. Separada por um paredão, temos a Praia da Franquia.
Seguidamente, dirigimo-nos para a margem esquerda do rio Mira, mais precisamente para a foz deste rio, onde se situa a praia das Furnas. O acesso à praia faz-se através de uma passadeira em borracha ou por caminhos criados nas dunas. Há um bar/restaurante, aberto apenas no Verão e dois chuveiros de água doce, um de água quente pago, há também uma linda cascata escondida no mato que vale a pena visitar.
As praias fluviais situadas nas margens do rio Mira são óptimas para as crianças, não há ondulação e a água é amena, estas tornaram-se, desde logo, nas praias favoritas da minha filha.
Os passeios de barco rio acima são excelentes. A paisagem que se nos oferece é deslumbrante. Vale mesmo a pena!
Despedimo-nos ao pôr-do-sol destas praias. Ah, como é lindo o pôr-do-sol sobre o rio Mira!
Mas, a nossa casa no Monte Sol e Vento estava à espera de nós para um bom banho, antes de jantar (Ah! O jantar foi uma sopinha de peixe alentejana confeccionada pelo senhor Fernando, uma delícia!). E assim se passou mais um dia!

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo roteiro!
Carlos